sexta-feira, 17 de junho de 2011

FX: Vale a pena montar posição (acumulação) em UY?

Sendo hoje uma pacata sexta-feira, é o dia em que a maioria dos operadores profissionais e/ou corporativos reservam para análises dos negócios realizados durante a semana e um expediente a ser “levado com a barriga”.

Eu como aderi há bastante tempo essas TGI, também fico vagando nos pensamentos sobre o mercado e hoje resolvi refletir a respeito do USD/JPY que insiste em testar suportes históricos uma vez que a cotação de 76 Ienes por Dólar americano foi conferida apenas na segunda guerra mundial. E aqui estamos nós prestes a testar pela segunda vez esse suporte.

De agora em diante vou ficar de olho para identificar meu ponto de partida para iniciar uma acumulação nesse par. Saibam mais continuando a leitura deste post...

O histórico

Há pouco mais de dois anos (Fev,2009) eu resolvi testar a técnica de acumulação em S/R históricos onde identifiquei no par NZD/USD um bom lugar para se aplicar os conceitos. Os resultados foram excelentes no entanto requer planejamento a longo prazo, paciência e disciplina na aplicação da técnica.

A técnica

 Identificar pontos de exaustão em longo prazo e iniciar acumulação periódica de capital visando pegar parte do movimento de correção também no longo prazo.

Minha execução

- Identifiquei que o valor de 0,50 para o NZD/USD era um suporte realmente considerável
- Iniciei realizando compra do par a 0,5020 em 22/Fev/2009, comprando 10 lotes standart em uma conta que eu mantinha praticamente parada na Forex.com
- Adicionei a cada mês 5 lotes com parte do meu pagamento mensal e repeti essa alavancagem até o movimento atingir 50% de correção do movimento (retração de Fibonacci), ou seja 6 meses
- A partir do 7º mês, adicionei 3 lotes ao mês
- Em Janeiro de 2011, encerrei todas as operações ao valor de 0,7627 obtendo 2627 pips já descontando os spreads.
- A única observação é que as compras foram realizadas entre os dias 08 e 15 de cada mês, visando encontrar no gráfico diário melhores regiões para a compra e otimizando assim os resultados finais.

Resumo: 2627 pips em 23 meses rendeu a média de 114 pips por mês o que é bastante razoável para uma conta que foram realizadas apenas 24 operações. Mas a gerência de risco fez com que essa conta ficasse interessante, como o valor do pip mudava a cada mês, cometi o erro de não anotar para hoje ter um relatório mais detalhado para publicar. Mas agora vamos a resposta da pergunta: “Ganhou quanto?”


R: Em dólares eu ganhei 437% do investimento realizado, lembrando que fui adicionando mês a mês o que reduziu bastante a imobilização do capital inicial. Se contarmos a desvalorização do Dólar em relação ao Real o lucro líquido foi de 386% (não foram considerados os impostos na repatriação do capital).

Um comentário:

  1. 10 lotes standart? E a alavanca deve ter sido baixa, pra segurar a variação nesses períodos, não?

    ResponderExcluir